Histórico profissional vale ou não a pena?



Autor: Heverton Soares

Todos nós possuímos um histórico escolar, aquele documento onde ficam registradas e detalhadas a nossa jornada colegial. Este histórico relata nossas notas, presença, comportamento e pontualidade. Agora imagine uma empresa trabalhando com uma nova ferramenta ao seu dispor, o Histórico Profissional!


Aceitação

Para que isso aconteça nas organizações e traga resultados positivos é necessário um bom planejamento, compromisso, acompanhamento e aceitação dos gestores. Acontecendo isso a empresa passará a ter uma nova filosofia.


Praticidade

Uma vez feito o histórico profissional o gestor passa a ter uma nova ferramenta em suas mãos, para ajudá-lo na montagem e preparação de uma equipe vencedora. Este documento deve conter todos os dados da carreira profissional de cada colaborador, incluindo as suas passagens por outras empresas.

Feito isso a empresa terá maiores chances de conhecer, investir e potencializar as qualidades e competências de cada um. Porém o histórico não se resume em apenas saber por onde o seu colaborador passou antes de se ligar a ela. E sim, em criar uma ferramenta que possa auxiliá-la em todas as áreas profissionais, como promoções, treinamentos e resoluções de problemas.


Benefícios

O gestor tem o poder da decisão, tendo ele em mãos um histórico profissional de cada membro de sua equipe onde está relatado com transparência: o comportamento, presença, pontualidade, cursos concluídos, cursos em andamento, cargos que cada um desejaria ocupar, experiência na área almejada ou não, tempo de empresa, promoções e tudo aquilo que a organização acredita ser necessário para auxiliá-la com prudência nas suas decisões, reduzirá grandiosamente a taxa de erros na empresa.

Por exemplo, quando a empresa necessitar promover um colaborador – basta ao gestor olhar o histórico de cada um e ver qual deles tem interesse na vaga e está mais bem preparado. No caso de uma resolução de conflitos, o gestor poderá recorrer ao histórico e ver qual é a conduta de cada envolvido.


Agora você decide, vale ou não á pena ter um histórico profissional?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.