Empresas devem desenvolver seus próprios Talentos



Autor: Heverton Soares

As empresas de hoje insistem em afirmar que falta mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho, mas, não percebem que descobrir e desenvolver seus próprios talentos são essenciais para a sua sobrevivência no mercado.

O líder precisa conhecer melhor os seus subordinados e descobrir no que eles são bons, porque as pessoas tendem a produzir mais fazendo aquilo que elas amam fazer, também é necessário potencializar as suas qualidades e ensiná-los a desenvolverem novas habilidades e competências. Fazendo isto, a organização economizará muito em contratações de profissionais especializados.

Não basta ao líder apenas encontrar essas pessoas e colocá-las para fazer o que gostam, e sim, ensiná-las sobre os valores e a se comprometerem com os resultados da empresa.

As organizações tem muito medo de desenvolverem seus próprios talentos e depois os perderem para a concorrência, porém as empresas devem se preocupar em serem melhores do que seu concorrente, sendo assim não perderá ninguém para eles, pelo contrário irão atraí-los para elas.

Observe o Barcelona, um time de futebol que investe na sua base e desenvolve os próprios talentos, entre eles os mais conhecidos, Xavi, Iniesta e Messi, sendo este ganhador do prêmio Bola de Ouro da FIFA nos últimos quatro anos, e considerado por muitos o maior jogador de futebol da história. Esses jogadores depois da fama não procuraram outros clubes, pelo contrário, valorizam muito, o que receberam do clube. E com toda a credibilidade e reconhecimento que o clube adquiriu nos últimos anos, a maior parte dos jogadores de hoje, sonham jogar nesse clube.

Existem incontáveis vantagens para que as empresas comecem a desenvolver seus próprios talentos, todos possuem qualidades, habilidades e competências e todos almejam trabalhar em uma empresa que ofereça boas condições de trabalho, ambiente harmonioso e oportunidades de crescimento.

É muito importante que as empresas deem mais valor ao seu capital humano, e gastem mais em treinamentos do que em contratações, quando um colaborador se desliga da organização ele leva consigo a sua experiência e um amplo conhecimento da empresa que trabalhou, e quanto maior for à importância desse colaborador maior será a perda e maior ainda o tempo e dinheiro a serem gastos para recompor tudo novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.