Correios: CPF será emitido na hora

A Receita Federal anunciou ontem que, a partir de agora, as pessoas que procurarem as agências dos Correios para tirar o Cadastro da Pessoa Física (CPF) vão conseguir fazê-lo imediatamente. Para isso, bastará apresentar carteira de identidade, título de eleitor e pagar uma taxa de R$5,70. O cadastro será feito na hora, sem necessidade de envio de cartão para a residência. Antes, era preciso esperar até sete dias úteis.
A coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita, Maria Helena Cotta, lembrou que o novo serviço elimina custos que o Fisco tem hoje com a fabricação de cartões de plástico com o número do CPF e envio pelos Correios.
Este ano, já foram emitidos 5 milhões de CPFs no Brasil, mas a base é muito maior. Desde sua criação, já foram feitos no país 200 milhões de cadastros.
O novo sistema está sendo implementado nas agências próprias dos Correios num primeiro momento, mas será estendido às agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil no início de 2011. Nesses bancos, o serviço continua no formato antigo.
A coordenadora da Receita lembrou que os contribuintes não precisam se preocupar em ter um cartão com o número do CPF. O dado está na base da Receita e, sempre que for necessário, bastará procurar a página do Fisco na internet (www.receita.fazenda.gov.br).
- Por meio de certificação digital ou de código de acesso (que é feito na própria página da Receita), a pessoa poderá tirar quantas cópias do número do CPF quiser. O cartão não tem mais necessidade de existir – disse Cotta.
FONTE: Este artigo foi escrito por Zé Dudu em 2 de dezembro de 2010 às 7:53.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.