Trabalhador sem diploma pode ter certificado

Getty Images
Trabalhador sem diploma pode ter certificado
Após passar por avaliação, se for constatada a excelência do trabalhador, ele recebe um certificado de instituto federal comprovando sua qualificação
A partir de hoje, trabalhadores sem diploma de educação formal, mas que queiram obter certificado de conhecimentos profissionais adquiridos ao longo da vida, podem se inscrever no Programa Certific.
O programa, resultado de parceria entre os ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, visa atender trabalhadores que há muito tempo desempenham uma função, mas não têm diploma ou certificado que comprove sua formação.

Inicialmente, serão reconhecidos profissionais das áreas de eletroeletrônica, música, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil. Tanto as inscrições quanto a própria certificação e emissão de diplomas é gratuita. Não há limite de vagas.
O profissional interessado deve procurar o instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. São 37 campi de institutos federais, em 13 estados mais o Distrito Federal, que oferecerão o Certific neste semestre.
As inscrições vão até 10 de setembro. Mais informações pelo telefone 0800-616161.
“O programa apresenta dois benefícios imediatos: a ampliação da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho e a elevação da taxa de escolaridade da população adulta”, explicou Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
O trabalhador será avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, pedagogo e especialistas da área. Depois da entrevista, há duas possibilidades.
Se for constatada a excelência do trabalhador, ele recebe um certificado de instituto federal comprovando sua qualificação.
Caso sejam constatadas falhas técnicas, o próprio instituto federal se encarrega de oferecer a formação ao trabalhador. Se for constatado déficit escolar, o trabalhador é encaminhado para uma escola de educação básica, para posteriormente receber o certificado.
fonte: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/trabalhador-sem-diploma-pode-ter-certificado-16082010-9.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.