Senado aprova plebiscito sobre criação do estado de Carajás

-->
Senado aprova plebiscito sobre criação do estado de Carajás
2 de dezembro de 2009
O Senado aprovou nessa terça-feira, em votação simbólica, um projeto de decreto legislativo que autoriza o Tribunal Regional Eleitoral a realizar plebiscito sobre a criação de um novo estado brasileiro chamado Carajás.

O projeto, que foi encaminhado à Câmara dos Deputados, prevê que o novo estado da região norte seja formado por 38 municípios do sul e sudeste do Pará, cuja população é de 1,4 milhão de habitantes. A votação será realizada seis meses após a publicação do decreto.
Segundo o senador Valter Pereira (PMDB-MS), relator do projeto de autoria de Leomar Quintanilha (PMDB-TO), as grandes distâncias do Pará tornam mais difíceis ações administrativas estaduais, impossibilitando a implantação e o gerenciamento de programas de interiorização e desenvolvimento.
Caso o projeto seja aprovado em plebiscito, Carajás terá Marabá como seu principal centro urbano e sua economia será baseada na agropecuária, extração de madeira e exploração de minério de ferro. O estado também deverá abrigar a represa de Tucuruí e a Serra de Carajás.
(Com Agência Estado)

Um comentário:

  1. 1. Sávio de Castro (ESPECIALISTA EM SAUDE E CIENCIA SÓCIO AMBIENTAL – UFPA),
    O sul do Pará é atualmente a região com a maior taxa de crescimento populacional do país e em breve o “Estado do Carajás” emancipará. E a região do município de Canaã, hoje, é apontada como o local bastante apropriado para capital segundo critérios técnicos cientificos, tais como:
    Centro geográfico do sul do Pará; Acesso a grandes: cidades: Orilandia ( via Cedere III); Parauapebas (via Cedere I) e Xinguara ( Via Gogó da Onça);
    Boa bacia hidrográfica para abastecimento de água;Cidade pouca acidentada) economia nas edificações;
    Altitude superior a de Marabá e a de Parauapebas mais de140m – implicando em uma enorme economia no tratamento de esgoto – todo por gravidade, redução com desabrigado nas enchentes.
    Observo, ainda que, Canaã dos Carajás, cidade onde fica a Serra Sul – maior mina de minério de Ferro do mundo, prevista atualmente para 2012 (conforme reportagem), detentora do maior PIB per capto do Estado do Pará – garantido apenas com os impostos inerentes as operações da mina do Sossego (cobre), também já considerada a Terceira maior exportadorar do estado.
    Atualmente Canaã é considerada uma das cidades com maiores potenciais da América do Sul (quantidade; diversidade e qualidade dos minerais). Além de Serra Sul existe na cidade a Mina de Níquel do Vermelho (níquel); Usina Hidrometalurgica, Mina do 118. E a um raio menor de 25 km a mina de Cobre do Cristalino.
    Segundo noticiários está previsto para a implantação de Serra Sul a quantia em torno de R$ 10.000.000.000,00 (Dez bilhões de Dólares) – Isto mesmo – Quantia superior mais que o dobro da economia de paises como a Bolívia.
    Outrossim, coloco-me a disposição para ser cicerone de investidores em imóveis na região. Sávio de Castro (94) 9144-9191; (94) 3328-2294; e ou sávio_parauapebas@yahoo.com.br
    Outrossim, coloco-me a disposição para ser cicerone de investidores em imóveis na região. Sávio de Castro (94) 9144-9191; (94) 3346-1410; e ou sávio_parauapebas@yahoo.com.br Moro há 20 anos na região do Grande Complexo Carajás, formado em Controle Ambiental – Especialista em Saúde e Meio Ambiente pela UFPA, hoje cursando o segundo ano de engenharia Civil (UFPA). Trabalho com compras e vendas de imóveis na região.

    ResponderExcluir

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.