Planejamento de carreira - já pensou a respeito?



O planejamento de carreira requer muita dedicação e atenção por parte do colaborador, que aborda desde a escolha pela profissão que se deseja exercer, empresas que se quer trabalhar e futuras promoções, afinal, nenhum profissional deseja se ficar estacionado para sempre, todos buscam se realizarem profissionalmente.

Hoje o mundo corporativo está mais competitivo do que nunca, os profissionais mais antigos estão consagrados e mesmo assim continuam inovando, os mais jovens tem a vantagem de terem desde a sua mocidade, recursos que nenhuma geração passada obteve. Com o mercado mais competitivo e as exigências maiores, fica cadê vez mais difícil se ligar a uma boa empresa.

As pessoas hoje estão optando mais por empresas que possuem plano de carreira, é mais fácil crescer dentro de uma organização que valoriza e concedem os seus colaboradores boas oportunidades de emprego. Mas, fica a cargo do próprio colaborador traçar suas metas e objetivos a serem alcançados e determinar um tempo específico para cada etapa.

Os gestores e recrutadores apontam uma grande carência no mercado de trabalho de pessoas proativas e dinâmicas. Empresas que possuem plano de carreia já começam a avaliar se aquele entrevistado atenderá bem as suas exigências desde a primeira entrevista. Organizações que possuem uma filosofia não a mudarão para encaixarem ninguém. Muitos são os entrevistados, poucos os selecionados e apenas um o escolhido.

O plano de carreira não é garantia de sucesso, e sim, mais uma ferramenta nas mãos do colaborador. Planejar e estabelecer prazos são essenciais, mas saber aonde se quer chegar é crucial para alcançar o sucesso profissional.

Se observarmos no mundo corporativo a diferença entre quem planejou sua carreira daqueles que não planejaram, verão uma diferença muito significativa, se observamos a diferença entre quem não sabia onde queria chegar, e iniciou um plano de carreira daqueles que souberam verão resultados surreais.

A diferença não é notada no inicio do planejamento e sim, no decorrer dele. O planejamento de carreia é uma ferramenta que visa novas alternativas, recursos e realização profissional.

O colaborador prudente coloca desde a primeira entrevista que está ali, para crescer junto com a empresa. Ele tem seus objetivos e metas muito bem traçados. Ele diz quais são os resultados que ele vai buscar inicialmente e já aplica um (choque de promoção). Mostra a visão de quem realmente deseja crescer e continuar a se desenvolver profissionalmente. Apontando e discutindo quais serão seus próximos passos depois de ter alcançado os resultados iniciais. Isto passa para o entrevistador confiança e desejo incessante de vestir a camisa da empresa e fazer história, deixar o seu legado.

Esta atitude facilita até mesmo as suas promoções futuras, existem diretrizes dentro das organizações e para se promover um colaborador muitas vezes não depende somente do desejo do gestor, qualidades e competências do colaborador. Os argumentos do gestor são crucias para tornar real uma promoção. A competitividade é grande, sempre existirá mais de um bom colaborador preparado para ocupar uma boa vaga, ter qualidade e competências é um dever. Então, a justificativa do seu gestor fará sim muita diferença, pois, esta promoção já estava em acordo no seu plano de carreira, que, quando alcançados tais resultados, chegar-se-ia ao êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.