A Vale abre hoje, dia 12 de abril, o período de inscrições para os interessados em participar do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho direcionado, prioritariamente, ao projeto Ferro Carajás S11D, localizado em Canaã dos Carajás, sudeste do Pará. O programa é uma iniciativa da Vale, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), Sistema Nacional de Emprego (Sine) e Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás.
Um dos critérios para concorrer a uma das 1.120 vagas disponíveis é morar em Canaã dos Carajás há pelo menos dois anos. Os candidatos deverão ainda ter, no mínimo, 18 anos, apresentar carteira de trabalho, cópia do RG e CPF, comprovante de escolaridade (Ensino Fundamental completo), foto 3x4 e comprovante residência. Os interessados deverão se inscrever até o dia 20 de abril, na sede do SINE, localizada à Rua Carajás, 299.
Serão oferecidos cursos de ajudante de obras, ajudante de montagem mecânica, carpinteiro, mecânico montador e motorista de caminhão basculante. O início das aulas está previsto para o final deste mês e os cursos são gratuitos. Ao longo do ano serão abertas vagas, também, para os cursos de ajudante de eletricista, armador e ferreiro armador, eletricista, maçariqueiro, pedreiro, pintor predial e soldador básico.
De acordo com João Menezes, Gerente-Geral de Recursos Humanos da Vale, o objetivo é proporcionar educação profissional à população economicamente ativa da região e facilitar sua entrada no mercado de trabalho. "Quem participar do programa terá certamente melhores condições de aproveitar as oportunidades que surgirão nos setores da indústria, comércio e serviços, a partir da implantação da mina e de outros empreendimentos", reforça.
O Programa
A iniciativa tem como objetivo qualificar moradores residentes em Canaã dos Carajás há pelo menos dois anos para que possam concorrer aos postos de trabalho que serão gerados na região em função da implantação do projeto de minério de ferro S11D.
Este é o segundo Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho promovido pela Vale em Canaã dos Carajás. Entre 2005 e 2008, foram oferecidos cursos nas áreas de mecânica, elétrica e construção civil para 1.200 pessoas no município. No Pará, atualmente o programa também está sendo realizado em Marabá, visando o aquecimento do mercado de trabalho para atender às demandas da siderúrgica Aços Laminados do Pará (Alpa).
O Projeto Ferro Carajás S11D
Em fase de licenciamento ambiental, o Projeto Ferro Carajás S11D prevê a extração do minério de ferro existente em uma das lavras localizadas na região Serra Sul da Floresta Nacional de Carajás, no município de Canaã dos Carajás. Com previsão de entrada em operação em 2013, o projeto terá capacidade total para produzir 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Quando o projeto S11D estiver em plena capacidade, em 2014, a produção de minério de ferro da Vale no Pará atingirá a marca de 220 milhões de toneladas por ano.
A Vale está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (16) para o curso de Operação Ferroviária, que irá formar profissionais ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A iniciativa faz parte do Programa de Formação Profissional da Vale e irá treinar jovens com idades entre 18 e 28 anos de ambos os sexos que residam nos municípios de Vitória e João Neiva (ES), e de Ipatinga, Governador Valadares, Nova Era, Itabira, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Conselheiro Lafaiete e Congonhas (MG). Serão, ao todo, 44 vagas. Para participar é preciso ter concluído o nível médio entre dezembro de 2000 e dezembro de 2009. As inscrições devem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades.
"Este programa está muito forte em 2010. Ele é geralmente a primeira oportunidade de emprego de um jovem e já acontece em três países diferentes - Brasil, Omã e Moçambique. São jovens com diferentes perfis que serão capacitados para o mercado e para trabalhar nas áreas operacionais da Vale", diz Hanna Meirelles, Gerente de Atração e Seleção de Pessoas. Nos últimos dois anos, foram treinados mais de 2.400 jovens em diversas formações técnicas em todos os estados onde a empresa atua.
O curso é composto de duas fases, uma teórica e outra prática. A primeira será ministrada no Senai de Ipatinga (MG) e terá carga horária diária de 8h. Nesse período, os jovens irão receber uma bolsa de R$ 400. Os aprovados que residam em outras localidades contarão também com ajuda de custo para hospedagem e refeições.
Já na fase prática, que dura de seis a 12 meses, os jovens selecionados serão contratados por tempo determinado para atuar na EFVM. Nesse período, receberão bolsa-auxílio de R$ 930 e benefícios semelhantes aos concedidos aos empregados da mineradora, como vale alimentação, refeição, planos de saúde e odontológico. A carga horária de trabalho é de 6h diárias.
fonte: www.Vale.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.