Açaí faz a "América" e rende US$ 1 bilhão

Blog do SÉRGIO ÁVILA
Imagine o susto do brasileiro quando deu de cara na prateleira dos "smoothies", aquelas bebidas americanas à base de frutas, com a garrafa roxinha escrita "Bom Dia". Foi no Whole Foods da rua P, aqui em Washington, um supermercado orgânico -natureba (caríssimo)-, freqüentado por Ben Bernanke, presidente do Fed, o banco central norte-americano, e sua mulher.

"Bom Dia", em português mesmo, é como batizaram o "smoothie" à base de açaí, fruta tropical de fala duplamente complicada para os locais, já que o inglês não tem cedilha nem acento. Num esforço que deve ser visto com bons olhos, revistas como a "Newsweek" ensinam a pronúncia fonética correta da frutinha roxo-escura: "ah-sigh-ee".
Pois não é que o mesmo "ah-sigh-ee" que minha avó paterna me servia numa cuia com farinha de tapioca ou batido em suco, herança das décadas em que viveu em Belém do Pará e que nós chamávamos desdenhosos de "suco de terra", agora é protagonista de uma típica história de sucesso empresarial norte-americana? E de uma típica denúncia de negócio bem-sucedido norte-americano?

A fruta é a base de outra bebida, a MonaVie, que já rendeu US$ 1 bilhão e, segundo seus proprietários, movimenta uma rede de vendedores comissionados que na semana passada chegou a 1 milhão de pessoas nos EUA, exército que sai às ruas seguindo a filosofia da Avon, batendo de porta em porta, ou organizando vendas em reuniões e festas domésticas como a Tupperware.

Os eventos dos vendedores juntam platéias de até 4.000 pessoas, que decoram os argumentos dos benefícios do produto e depois saem vendendo que nem loucos, nos moldes da AmWay. A embalagem lembra a dos bons vinhos tintos, de vidro, com o nome MonaVie e a frase "the premier açaí blend", a mistura especial de açaí, composta de 18 outras frutas. Custa US$ 40 a garrafa.

Segundo a fabricante, uma empresa baseada em Salt Lake City (Utah) e fundada em 2005, acaba com o cansaço e eleva os espíritos. A alta concentração de antioxidantes retardaria o envelhecimento das células. Estudo indicado no site sugere que baixa o colesterol. Alguns vendedores garantem que cura doença. Entre os garotos-propaganda do produto está o CEO da Viacom (MTV, VH1, Paramount, Nickelodeon e um longo et cetera), Summer Redstone, 85, que diz que o MonaVie o fará viver outros 50.

Pelo sim, pelo não, vou encomendar minha garrafa. É preciso tomar duas pequenas doses por dia. Depois digo o que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.