A grua trouxe agilidade, economia e segurança aos canteiros de obras

GruaA indústria da construção civil é um dos setores mais aquecidos no País. Os clientes têm pressa para ver as obras prontas, mas exigem cada vez mais qualidade e modernidade dos construtores.

Os canteiros de obras nos quatro cantos da cidade exibem máquinas e equipamentos que trazem mais agilidade, segurança e eficiência à construção civil.

O elevador a cabo para transporte de cargas, por exemplo, sempre foi um equipamento perigoso porque mesmo sendo proibido para entrada de operários, isso às vezes ocorria, favorecendo acidentes.

O sistema de comunicação era muito grosseiro e rudimentar, por códigos e nunca se sabia, exatamente, onde o elevador estava. Uma mudança na NR-18, norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho, trouxe uma série de exigências que impulsionaram a evolução nos canteiros de obras.

Quem já substituiu o maquinário antigo pelos novos garante que os ganhos com a redução de esforço dos operários, a agilidade na obra e maior qualidade e segurança compensam o alto investimento. O engenheiro Marcos Ishigaki, integra a equipe da Construtora Design.

Ele comenta que, nos últimos anos, houve um salto na qualidade dos elevadores. O modelo de elevador de cremalheira, segundo ele, aumentou a segurança nos canteiros e tornou o transporte vertical de pessoas e materiais mais produtivo.

Acionado por um motofreio de velocidade para elevação de cabine, a cremalheira usada pela Design foi importada da China. A fixação, segundo o engenheiro, é outro ponto a favor dessa tecnologia porque as gravatas metálicas desse elevador permitem fixação mais segura. Entre as inovações, ele aponta também a grua, ou guindaste universal de torre, que pode atingir 150 metros de altura ou mais.

Usadas para elevação e movimentação de carga, esse novo sistema trabalha de forma mais suave, com arranque menos brusco. A modenização do maquinário nas contruções também reduziu despesas com manutenção e com energia elétrica, entre outros ganhos.

Fonte: Site O Diário (http://www.odiario.com/construir-e-decorar/noticia/346618/elas-fazem-a-diferenca-na-obra.html), 26/09/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.