Federação Mundial do Coração lança campanha para promover hábitos saudáveis e prevenir...

Os fatores de risco para problemas no coração, que tem seu dia mundial comemorado neste domingo (26/09), são pressão arterial alta, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade e sedentarismo. Porém, outros fatores estão ligados a problemas no órgão, como o sono.
Dormir na medida
    Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste da Virgínia (EUA) indicou que dormir pouco aumenta em mais de duas vezes o risco de doenças cardiovasculares. O estudo, feito com 30.397 adultos, mostrou que a duração anormal do sono prejudica a saúde cardiovascular e perturbações no sono podem ser um fator de risco para doenças cardiovasculares.
    Foram comparados grupos com sete horas de sono, a quantidade recomendada, com pessoas que dormiram cinco horas ou menos e nove horas ou mais. Os que passaram menos tempo dormindo tiveram 2,2 vezes mais chances de desenvolver doenças como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.
    Já os que passaram das 9 horas apresentaram 1,6 vezes mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares. A associação entre cinco horas ou menos de sono por dia com doenças cardiovasculares foi maior entre mulheres e entre adultos com menos de 60 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.