Vitória: Mundo X Caminhada com Cristo (II Timóteo 4:6-8)

Esforça-te - lute, na força do Senhor, nos momentos difíceis - conclua sua caminhada - jamais abandone sua jornada com Jesus, se deixar o caminho, volte para ele - e corra para o prêmio, o Salvador te espera de braços abertos.
Vitória é cumprir o plano de Deus para sua vida. É fazer o que ele te chamou para fazer. É viver uma vida de santidade conforme ele te chamou para viver. Vitória, diferentemente do que as pessoas (que não têm compromisso nenhum com Jesus) proclamam por aí - principalmente no contexto acadêmico, profissional e sentimental - é perder para ganhar; é abençoar os que te amaldiçoam; é orar pelos que te maltratam; é dar a outra face quando levar um tapa em uma delas; é dar a capa quando quiserem levar sua túnica; é caminhar duas milhas quando te forçarem a caminhar uma (Mateus 5:39-41).

1. Esforça-te (v.7)
"Combati o bom combate..."

Paulo prevê que terá de morrer, e pensa na sua morte como um sacrifício: "Eu já estou sendo derramado como uma oferta de bebida..." (II Timóteo 4:6). Ele tem a consciência de que está morrendo no serviço de Deus, e que a ação sacrificial agora está começando; seu sangue que ainda não foi derramado, mas que dentro em breve o será, é, por assim dizer, uma libação (oferta de bebida) oferecida a Deus.

Enquanto olha em retrospecto, o apóstolo relembra com gratidão: "Combati o bom combate..." Como em I Timóteo 6:12, a figura não é da guerra, mas, sim, de uma competição atlética, provavelmente de uma luta romana. Não há nenhuma nota de arrogância, como se tivesse se distinguido pessoalmente. É o "jogo" ou "esporte" visando sua vocação e seu ministério, os quais são nobres. Como afirma J. N. D. Kelly: "É como se Paulo dissesse que lutou bem, até o fim, na competição nobre."

Todos querem ter vitória, todavia poucos estão dispostos a trilhar o caminho que a ela conduz. Parecem almejar o lugar mais alto do pódio sem querer enfrentar os desafios que o antecedem. O apóstolo fala de uma vitória que foi conquistada com muito custo; para obtê-la foi necessário "combater o bom combate, completar a carreira e guardar a fé". Você que deseja se tornar um vitorioso, tem ao menos rumado por esse caminho? Ou continua esperando conseguir tudo - quer na vida espiritual, sentimental ou profissional - sem se esmerar, ainda, o mínimo que seja?

2. Conclua sua caminhada (v.7)
"...terminei a corrida..."

Nessa ideia de concluir a corrida, citada no centro do versículo 7, há, possivelmente, uma alusão passageira aos compromissos com os quais os atletas, que competiam em jogos públicos, se obrigavam a observar no tocante às regras (II Timóteo 2:5). Os regulamentos impostos sobre os atletas que participavam dos jogos públicos, os quais, a fim de manter padrões altos, incluíam preceitos acerca do treinamento. Os competidores nos Jogos Olímpicos, por exemplo, tinham de, diante de uma estátua de Zeus, jurar que tinham ficado em treinamento rigoroso durante 10 meses (Pausânias, Graec. v. 24.9). Portanto, a fórmula empregada é uma expressão normal que significa "conservar a lealdade", "ser leal ao juramento."

É impressionante a tendência que o homem tem de "parar no meio do caminho." Quantas coisas começamos a fazer e, por um motivo ou outro, somos levados a deixá-la de lado, ou seja, abandoná-la? Cursos, dietas, ginástica, plano de leitura bíblica, agenda (para marcar os compromissos), leitura de um livro etc. Lamentavelmente isso também acontece na caminhada com Cristo. A aqueles que começam, cheios de motivação, a seguir o Mestre, e de repente resolvem abandonar sua caminhada. As desculpas são as mais diversas possíveis e imagináveis, todavia injustificáveis. Nada pode justificar o abandono da jornada com Jesus. O apóstolo tinha razões de sobra para não concluir sua caminhada com o Salvador, porém a concluiu. E ele só o fez porque não olhava nem pensava nas dificuldades, mas somente no Senhor delas. Ele sabia que sua missão era nobre, que a sua recompensa era imensurável - muito maior que qualquer dificuldade pela qual ele pudesse passar - que o poder de Deus era infinitamente maior que qualquer problema que ele tivesse que enfrentar. Essas, possivelmente, eram algumas das motivações de Paulo para permanecer íntegro na sua trajetória com Cristo. Quais têm sido as suas motivações para permanecer firme e forte na caminhada com Jesus? Para quem você tem olhado nos momentos difíceis? Olhe para Cristo!

3. Corra para o prêmio (v.8)
"Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda."

A mente do apóstolo ainda repleta de linguagem figurada do esporte, e a coroa relembra a cobiçada grinalda de lauréis do campeão atlético (I Coríntios 9:25). Paulo está assegurado de que ela já está preparada para ele no céu. Ele receberá sua coroa naquele dia, isto é, não ao completar sua grande carreira, quando sua vida é finalmente sacrificada, mas sim no dia glorioso da vinda de Cristo. E será entregue a ele pelo Senhor, reto juiz. A qualificação (conforme Romanos 2:5,6) talvez expresse sua confiança na justiça do tribunal de Cristo, em contraste com aquela do seu julgamento na corte do imperador, quando a verdadeira retidão das suas realizações será desconhecida.

O apóstolo não está ocupado exclusivamente consigo mesmo, pois não deixa de acrescentar que Cristo dará a coroa não somente a ele, mas também a todos quantos amam a sua vinda. Paulo parece estar ansioso para evitar a impressão de que está reivindicando qualquer privilégio especial para ele mesmo. Seu objetivo é encorajar Timóteo com a lembrança de qualquer pessoa que sinceramente anseia (parece que o verbo amor tem esse significado aqui, conforme diz J. N. D. Kelly em Introdução e comentário de I e II Timóteo p. 193) a vinda do Salvador será elegível para o mesmo prêmio.

Os cristãos são pessoas cuja pátria genuína está no céu, e cuja marca distintiva é que sempre estão antegozando a volta do Senhor da glória (Filipenses 3:20). Por isso, esforça-te - lute, na força do Senhor, nos momentos difíceis - conclua sua caminhada - jamais abandone sua jornada com Jesus, se deixar o caminho, volte para ele - e corra para o prêmio, o Salvador te espera de braços abertos.

Fazer o que o mundo faz é fácil, por isso sua recompensa é passageira; é perecível como o ouro e a prata; é ilusória; é pura enganação; haja vista, não poderia ser diferente, pois o trabalho de satanás é esse mesmo, isto é, enganar as pessoas. Mostrar para elas que a vitória não está em Cristo, mas sim em qualquer outra coisa, inclusive na religião. Ele quer fazer de você um religioso - um fariseu, por exemplo - porque na religiosidade está a escravidão dos usos e costumes, a derrota, porém em Jesus, está a liberdade, a vida genuína e a VITÓRIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.