Pioneiro da web, Mandic tenta virar deputado

Pioneiro da web, Mandic tenta virar deputadoSÃO PAULO – Um dos pioneiros da internet brasileira, Aleksandar Mandic vai candidatar-se a deputado federal. Aos 55 anos, Mandic vai tentar uma vaga na câmara dos deputados, em Brasília, por São Paulo, pelo DEM. Nos anos 1990, ele criou a Mandic BBS, usando um PC 286 e uma linha telefônica.
O principal projeto do candidato é o “Brasil Aceso”, que tem o objetivo de disponibilizar internet sem fio em áreas públicas e pouco privilegiadas.
“Na década de 50, o objetivo do Governo era construir estradas para disseminar a informação. Agora, é hora de estabelecer infovias. Quem disse que de uma favela não pode surgir um compositor de música erudita desde que ele tenha acesso a informação?”, questiona o candidato.
Como outros políticos, um dos sócio-fundadores do IG também está de olho nas redes sociais. Porém, em vez do orkut e Facebook, suas atenções estão voltadas para o LinkedIn.
“Eu tenho 1 000 contatos de presidentes, diretores e alguns gerentes de empresas nesse site; pessoas estupidamente qualificadas e capazes de influenciar outros eleitores”, diz ele. “Estou tendo um retorno muito bom com o LinkedIn”, afirma Mandic.
Além disso, o candidato oferece Wi-Fi gratuito no entorno de seu comitê e aposta em santinhos eletrônicos. No Twitter, ele acumula 49 mil seguidores.
Na década de 90, nos primórdios da internet, a Mandic BBS foi a porta de entrada de muitos brasileiros na internet. Em 1995, ele possuía 95 linhas telefônicas em seu apartamento e 10 mil usuários disputando a conexão. No mesmo ano, foi liberado o uso comercial da Internet no Brasil, e seus clientes saltaram para 40 mil em apenas quatro meses.
“Eu fiz muitos com que muitos casais se encontrassem e se casassem nas salas de chat. Eles costumavam chamar a BBS de Igreja do Bispo Mandic”, relembra o empresário de dupla nacionalidade, brasileira e sérvia.
Depois de ter se desligado do IG em 2002, ele reabriu a Mandic como uma empresa servidora de e-mails. “Vanguarda na internet demora muito para dar dinheiro. E-mail todo mundo tem”, explica. Em sua vida toda, Mandic estima já ter lido 500 mil mensagens eletrônicas.
Para ele, um dos empecilhos da internet no Brasil ainda é a velocidade de tráfego. “Por aqui estamos falando em banda larga fixa com velocidade de 10 Mbps enquanto o Japão já oferta banda larga móvel de 48 Mbps. Precisamos nos inspirar em modelos como esses”, diz ele.
O convite para entrar na política – e para o DEM - veio do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. “Eu e ele (Kassab) somos bem amigos, inclusive, fazemos aniversário no mesmo dia. Ele chegou e me disse: ‘Mandic, eu acho que nessas eleições o que vai dar o tom é a tecnologia, e a gente precisa de alguém com esse perfil’”.
“Eu quero saber como funciona o Governo. Queixar-se é fácil. Eu prefiro soluções, assim como implantei a Mandic BBS quando nenhum serviço no mercado me agradava”, diz ele empolgado com a candidatura.
Se cada e-mail que Mandic já leu se converter em um voto, ele pode chegar lá.
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/pioneiro-da-web-mandic-tenta-virar-deputado-09072010-11.shl

EM TEMPO, FUI CLIENTE DA MANDIC EM 1997, QUANDO MORAVA EM PARAUAPEBAS. FAZIA ACESSO DISCADO INTERURBANO. MAS TINHA O MELHOR ACESSO DAQUELA ÉPOCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.