Amputados vencedores, porque a vida continua'

REPLICANDO....


Em 1997, Flávio sofreu um acidente e perdeu os dois braços. Depois de 19 cirurgias e uma lenta recuperação, ele criou um site para ajudar outras pessoas nesta situação. O sucesso foi tanto que a estória virou livro.
Edinho Irizawa
‘Nunca fui de reclamar. Quando entendi o erro que tinha cometido, e ainda assim estava vivo, resolvi recomeçar tudo, sem revoltas’
Quem pode dizer qual é a linha que divide a vida e a morte? Como conviver com as consequências de nossos erros, sem revoltas, sem perder a serenidade? Em 'Amputados e Vencedores' essas perguntas são respondidas através da história de Flávio Peralta e dos depoimentos de familiares e amigos, que o ajudaram a superar seu acidente em 1997.

Ele era um jovem eletricista de 29 anos quando se viu diante da morte. Estava fazendo a troca de um transformador de alta tensão e não verificou se a chave da energia estava desligada. Peralta levou um choque de 13.800 volts. Em um piscar de olhos estava preso ao poste, com muita dor. Depois, em uma cama, sem os dois braços.

Durante dez dias o rapaz ficou inconsciente. Seus braços estavam sem vida e o levando à morte. Seus pais tiveram que assinar a autorização de amputação. Nas semanas que seguiram à cirurgia, ele foi retomando a consciência, e tem gravado em sua memória as dores fortíssimas que sofria com a troca dos curativos.

Deixar o hospital foi um novo nascimento. ''Nunca fui de reclamar. Quando entendi o erro que tinha cometido, e ainda assim estava vivo, resolvi recomeçar tudo, sem revoltas''. Ao entrar no carro, perdeu o equilíbrio. Levou o primeiro tombo. Entendeu que não seria fácil. Foram dois anos de fisioterapia e hidroterapia. Era necessário aprender tudo de novo.

Nos três primeiros anos ele passou a maior parte do tempo em recuperação de cirurgias, 19 no total. Um período onde aprendeu a viver sem os braços, fazendo coisas normais como escovar os dentes e se alimentar, sem ajuda de ninguém. Foi então que conheceu sua esposa, Jane. ''Ela me ajuda muito. É uma extensão de mim. Me valoriza e me ensina diariamente a me valorizar''.

Em 2001, Jane sugeriu que Peralta lançasse um site para orientar e apoiar as pessoas que sofrem o drama da amputação. O nome do site, 'amputados vencedores', exprime seu objetivo, ser uma lição de auto-estima e superação para as pessoas amputadas e seus familiares.

Depois do sucesso do site, Peralta foi convidado para palestras em várias regiões do país. Só esse ano esteve duas vezes em turnê pelo nordeste. O foco é sempre a motivação e a segurança no trabalho. ''Nas primeiras vezes eu tremia, falava pouco. Mas então entendi que minha história ajudava as pessoas. Decidi não parar mais''.

Em 'Amputados vencedores', o leitor será impactado com a efemeridade da vida. Através da história do autor, verá como a relação familiar é vital para a superação de um trauma. Nas palavras de Flávio Peralta,''Qualquer acidente mobiliza uma família toda. No meu caso não foi diferente. Eles estiveram ao meu lado para me amparar. Não sei o que seria de mim sem eles''.
Serviço:

- Amputados vencedores, porque a vida continua

Autor - Flávio Peralta
Editora - Conex
Quanto - R$ 29
Disponível na Livraria Porto - Catuaí Shopping ou pelo site: www.amputadosvencedores.com.br
Bruno Maffi
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.