Jáder Barbalho contra a urgência para os plebiscitos de Carajás e Tapajós?

Hoje pela manhã o Programa Alerta 96, da rádio Arara Azul FM, tão bem conduzido pelo comunicador Demerval Moreno, teceu através de seus convidados, vários comentários sobre os parlamentares paraenses ausentes na votação do regime de urgência para os projetos que solicitam os plebiscitos para os futuros Estados de Carajás e Tapajós. Um dos nomes mais mencionados e cobrados foi o do deputado federal Jader Barbalho. Muito foi comentado sobre o assunto, que teria sido um ato de covardia do deputado, a sua ausência para votar a matéria.
Fui atrás da verdade do deputado, já que cada um tem o direito de ter a sua. Jáder estava em Belém. Jader é favorável sim ao plebiscito, pois acredita que o povo que aqui reside deve optar se quer ou não ver a separação do Pará. Em nenhum momento Jader se disse contra ou a favor da criação dos novos Estados, muito pelo contrário, foi em atendimento a um pedido do líder do PMDB paraense, inclusive, que o presidente Michel Temer (PMDB) se prontificou em colocar a matéria em votação. Jáder indicou à bancada paraense e do PMDB que votasse favoravelmente à urgência. Isso pode ser confirmado por vários deputados de partidos distintos. O empenho de Jáder pela urgência e pelo plebiscito sempre foi publico e inegável.
O deputado Jáder Barbalho também sempre faz questão de salientar, em todas as reuniões em que a pauta é a separação, que esse tema, o plebiscito, deveria acontecer apenas no ano que vem, para que não se comentam erros e não se contamine politicamente o ideia da separação, que, em sua opinião deverá ser discutida separadamente, onde contrários e favoráveis possam promover um debate salutar, onde vencedores e vencidos se sintam democraticamente respeitados.
É preciso separar o joio do trigo. Usar a separação pode até ser conveniente para alguns políticos.

A bandeira separatista nunca foi e nunca será o carro chefe de campanha para um político que tem o currículo que o líder peemedebista paraense apresenta. Essa bandeira certamente dará e tirará votos.

fonte: blog zedudu
http://www.zedudu.com.br/?p=5825&cpage=1#comment-11482
 
Notas do editor Marcio: Estive em Brasilia junto a comitiva de Canaã e ouvi e vi o Jader reunido com os prefeitos e vereadores do Sul do Pará onde o prefeito Anuar estava presente também, quando Jader pronunciou seu apoio a criação do Estado do Carajás. Vi tambem "com estes olhos q a terra ha de comer" direto da plenária quando ele estava chamando o Michel Temer pra reunião com os prefeitos, o qual Temer saiu imediatamente pra sala onde se reuniu com os prefeitos a pedido de Jader. Ninguém pode servir a dois senhores. (ou há de odiar um....)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.