Mapas grátis nos celulares desafiam GPS

Reuters - Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010 - 18h28

Estratégia da Nokia e do Google de oferecer serviços de navegação gratuitamente pode criar novas oportunidades para outras empresas do setor.


BARCELONA - A indústria de serviços de navegação perdeu seu rumo agora que Google e Nokia estão oferecendo mapas em seus smartphones gratuitamente, e o tema foi bastante discutido no Mobile World Congress.


A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, seguiu o exemplo do Google e, no mês passado, lançou um serviço gratuito de mapas para cerca de 20 milhões de aparelhos, afetando diretamente o setor de navegação no mundo todo.


Analistas afirmam que a medida já mostra efeitos claros. "(Serviços) de navegação em celulares eram uma indústria. Agora são um aplicativo, um aplicativo gratuito", disse Tim Shepherd, da consultoria Canalys.


A Nokia afirmou nesta semana que 3 milhões de consumidores já haviam baixado o pacote de navegação gratuito.

Ao mesmo tempo, a estratégia da Nokia e do Google de oferecer serviços de navegação gratuitamente pode criar novas oportunidades para outras empresas do setor.

´Nós temos um plano B, mas não posso das mais detalhes por enquanto. Faremos anúncios mais tarde no ano", disse Gerhard Mayr, vice-presidente do setor global de telefonia da Navigon, terceira maior vendedora de aparelhos de navegação da Europa depois da TomTom e da Garmin. "Vemos agora um apetite maior por nossas soluções", disse Mayr, "Estamos negociando com diversas partes." Enquanto isso, outros tentam transformar o mapa em algo mais.

"Criamos nosso próprio mapa", disse Noam Bardin, CEO da Waze, dona de um aplicativo de navegação para aparelhos móveis com informações sobre trânsito e condições das estradas.

"O valor está em informações em tempo real. Nenhum software pode te dizer se há gelo na estrada ou para ir à direita no estacionamento porque o lado esquerdo está lotado", disse Bardin.
fontehttp://info.abril.com.br/noticias/mercado/mapa-gratis-em-celular-muda-rumo-do-gps-17022010-33.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.