Entrevista de emprego: dicas do que não dizer e como você deve se portar

Conheça quais as frases que podem eliminar você logo na entrevista de emprego

Foto: Getty Images

"Trabalhava numa empresa com clima ruim"

Nenhum chefe prestes a contratar um novo funcionário gosta de imaginar que ele também será esculhambado.

"Sou o melhor profissional"

Além de soar arrogante, essa tentativa furada de autopromoção pode ofender o entrevistador. Quem disse que ele não conseguiria uma pessoa mais preparada?


Foto: Getty Images

"Perfeccionismo é o meu maior defeito"

Essa resposta deixa evidente a tentativa de transformar uma coisa ruim em qualidade. Isso pode não lhe cair nada bem! Escolha um defeito de verdade, mas que influencie pouco na rotina profissional, e enfatize seu esforço em corrigi-lo.

"Tive o tapete puxado"

Mesmo que isso tenha acontecido no emprego anterior, você provavelmente se atrapalhará caso seja solicitada a detalhar o assunto. Além do mais, pega muito mal criticar pessoas que não estão presentes na hora para se defender...

"Estou aqui para aprender"

O local de aprender é a escola, onde normalmente se paga para obter conhecimento. Na empresa, espera-se iniciativa - afinal, você receberá por isso. Cite como objetivo trazer bons resultados relacionados ao cargo que deseja ocupar. Assim, você conquistará a simpatia do entrevistador.




Ih, hora da entrevista de emprego
Você esperou meses por aquela chance de emprego. Escolheu a melhor roupa, cortou o cabelo, pintou as unhas com esmalte basiquinho... Para evitar que o nervosismo estragasse tudo, ainda passou horas decorando meia dúzia de frases de efeito. É justamente aí que o caldo entorna!

Seja sincera
"O uso de respostas ensaiadas nas entrevistas de emprego mostra insegurança por parte da candidata", alerta Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br. O melhor a fazer, segundo o especialista em recolocação profissional, é apostar na sinceridade e falar sobre o que você realmente conhece. Ou seja, nada de tagarelar demais!

Confira os principais micos cometidos nessas situações e evite colocar sua vaga em riscos!

"... me relaciono bem com todos"

"... funciono sob pressão, tenho cursos de especialização, blá, blá, blá." Listas quilométricas de qualidades dão a impressão de mentira das brabas. Mesmo que você se considere tão eficiente quanto o Roberto Justus ou cozinhe melhor que o Edu Guedes, escolha poucas habilidades ao se apresentar. Senão, você passará a imagem de que está desesperada. Fale sobre suas competências, mas não se esqueça de mencionar suas realizações concretas. Assim, você ganha mais credibilidade.

fonte:  http://mdemulher.abril.com.br/carreira-emprego/reportagem/entrevista-emprego/entrevista-emprego-dicas-nao-dizer-como-voce-deve-se-portar-508612.shtml?slide_count=6#scroll

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade... Deus lhes abençoe! Suas dicas e sugestões são muito importantes para nós.