É a luta do povo que impulsiona mudanças verdadeiramente em beneficio da população. No ultimo sábado (23/10) senti em meu coração a verdadeira força do povo ao olhar cada jovem, cada criança, cada pai e mãe de família na Carreata Pró Carajás e Tapajós em Canaã. Vivemos um momento ímpar para a democracia e acima de tudo de manifestação popular. A onda verde e amarela está invadindo as ruas e os corações do povo carajaense e a cada dia que passa, sentimos que está mais perto a realização de um grande sonho, o sonho da população que sofre as consequências da grande distancia entre a capital do estado, do povo que já não aguenta mais o abandono e o esquecimento.
O momento é único e não podemos deixar essa chance escapar por entre nossos dedos. Hoje convido a cada cidadão carajaense para somarmos forças, para nos abraçarmos em prol de nosso sonho maior: a EMANCIPAÇÃO. Recordo-me do tempo em que éramos CEDERE II e lutamos por melhoria de vida. Se a distancia entre Canaã dos Carajás e Marabá já é grande, a distância entre Canaã e a capital Belém é gigantesca.
Sofremos com problemas antigos e nunca temos soluções. São cerca de 760 km de Canaã á Capital do estado e pergunto-me: Onde está o braço do estado em Canaã? Mal temos uma escola de ensino médio, conseguida com muito esforço, se formos procurar instituições estaduais quase nunca encontraremos, estamos esquecidos, abandonados e só depende de nós MUDARMOS ou MUDARMOS essa triste realidade.
Dia 11 de Setembro teremos o plebiscito que decidirá o futuro de cada um de nós. Temos que fazer um trabalho tão organizando e sermos tão unidos quantos as formigas, fazendo como elas um trabalho de grão em grão, unidos e em busca de um só ideal a EMANCIAPAÇÃO!
“... E sempre seremos como uma família, sem nunca esquecer que somos irmãos. Mas, Chegou a hora da grande mudança e o Pará tem pressa não pode esperar, chegou a hora desse grande salto de dividir para multiplicar...”.