Tenha mais atitude!



Autor: Heverton Soares

Atitude é á disposição interior para fazer algo.

As pessoas estão constantemente se queixando de faltas de oportunidades de crescimento em suas empresas. No entanto, não percebem que oportunidade é apenas um passo de uma longa jornada, ter “mais atitude” é o verdadeiro diferencial.

Observe uma criança quando está aprendendo a caminhar, á atitude dela em aprender andar é muito maior que as oportunidades que ela possui. Muitas vezes ela se levanta e cai, pois, o lugar onde está tentando caminhar não oferece todos os recursos para uma criança. Às vezes ela está em locais desnivelados e sem o acompanhamento de seus pais ou responsáveis, mas, nem por isso, ela deixa de agir. A sua atitude é o seu diferencial.

 É muito fácil para um colaborador dizer: Esta empresa não me concedeu nenhuma oportunidade de crescimento, estou aqui há vários anos e ainda continuo do mesmo jeito que entrei. Porém, este colaborador, não percebeu que a sua falta de atitude foi que não permitiu que ele viesse a crescer. Um colaborador tem que trazer resultados para uma organização e está bem preparado para ocupar cargos de maior importância.

Entende-se que, uma vaga deve ser preenchida por alguém que trará resultados. E a preparação de quem irá ocupá-la é crucial para o êxito. Um colaborador que deseja ser promovido e traz resultados para a empresa, antes de se auto-candidatar para qualquer vaga, deve se perguntar: O que “eu” estou fazendo de diferente para ser promovido?

Muitos gestores perdem grandes talentos para os concorrentes por negligenciarem “atitude”, porque, não observam que sua falta de atitude implica no desligamento de seus melhores colaboradores. Quando um colaborador que traz resultados para a empresa, deseja ser promovido, surgi uma vaga e ele tem o perfil e não é promovido; ele fica sem motivação, passa a produzir menos. Cabe ao gestor, ter á “Atitude” de procurá-lo e saber o que fez com que ele mudasse.

Gestores que acompanham o desenvolvimento de seus colaboradores, dificilmente se deparam com situações como esta.

Ter “mais atitude” é fundamental tanto para os colaboradores de nível operacional como os de nível superior.


FOCO



Manter o foco no trabalho com tantas distrações está ficando cada vez mais difícil. Veja 10 dicas  do consultor e especialista em administração de tempo, Christian Barbosa, que evitam que haja queda de produtividade no trabalho. Confira:



E-mail: trabalhar com e-mail aberto aumenta a ansiedade e a sensação de mais atividades por fazer. O recomendado é definir períodos para checar as mensagens.

Clareza de atividades: ter certeza das atividades que deverão ser cumpridas faz com que seu tempo seja melhor utilizado.

Reunião: marque e participe de reuniões somente se for necessário. Se for preciso agendar uma, seja objetivo e defina anteriormente os pontos de discussão. O recomendado é que o tempo do encontro não ultrapasse duas horas.

Redes Sociais: trabalhar com elas abertas pode distrai-lo e diminuir seu ritmo de trabalho. O mais indicado é utilizar intervalos do dia ou o horário do almoço para acessá-las.

Energia: a falta de energia faz você se desconcentrar, por isso, se alimentar em horário regular ou praticar exercícios podem ajudar nesse problema. Caso não resolva, é recomendado procurar o auxílio de um médico.

Foco: a falta de foco pode ser percebida quando você não termina uma atividade e já inicia outra. Deixar o celular no silencioso e fechar outros softwares ajudarão a manter o foco.

Favoritos: se seu computador estiver cheio de páginas gravadas em seus favoritos, o ideal é que haja a instalação de um novo navegador. Dessa maneira, evita-se a tentação de navegar à toa na internet.

Programas de envios de mensagens instantâneas: algumas empresas autorizam esses programas, mas somente para contatos relacionados ao trabalho. Se você estiver muito ocupado, os status invisível ou off-line são os mais indicados. Se estiver com as suas atividades em dia, mantenha a indicação de ausente ou ocupado.

Interrupções: para evitar que haja muitas interrupções enquanto você trabalha, preste atenção em como concede as informações e delega as atividades.

Tarefas imprevistas: se surgirem tarefas que não estavam previstas, convites inesperados e favores que irão atrapalhar, o mais indicado é que diga “não”, lembrando sempre de seu planejamento e de sua disponibilidade