Canaã dos Carajás: Jader Barbalho e comitiva do PMDB presentes para receber Jeová Andrade no partido

jeova-andrade O Diretório Municipal do PMDB de Canaã dos Carajás estará em festa no próximo sábado (03). O presidente local do partido, engenheiro Roberto Andrade, promove um grande evento para receber a filiação do comerciante Jeová Andrade (foto), candidato muito bem avaliado em todas as pesquisas realizadas no município para assumir a prefeitura em 2013.
Presenças confirmadas do senador eleito Jader Barbalho, do prefeito de Ananindeua Elder Barbalho, do deputado estadual Parsifal Pontes, do prefeito de Curionópolis Wenderson Chamon e da secretária nacional de políticas para o turismo Bel Mesquita, além de autoridades municipais e demais filiados.
A festa de filiação acontece no Salão de eventos da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira às 16 horas. De Canaã a comitiva peemedebista seguirá para Parauapebas onde participará da primeira noite da FAP – Feira Agropecuária de Parauapebas.

Replicado do site: http://www.zedudu.com.br

Conceição do Araguaia no Jornal Hoje

Entre o Pará e Tocantins, está Conceição do Araguaia, cidade de 45 mil habitantes que se orgulha de suas mais de 20 praias de areia branca, cercadas pelo Rio Araguaia e pela Floresta Amazônica.
Chegar até lá exige disposição. De Belém, São Luís ou Goiânia são mais de mil quilômetros de estradas. De Palmas, são 300 quilômetros. A melhor época pra visitar a cidade é agora, no verão amazônico. Até outubro faz sol o dia todo e o nível do Rio Araguaia está bem baixo, o que deixa a água mais clara e a praia perfeita para a família toda aproveitar. “Aqui é fantástico, essa natureza, tudo isso aqui é muito gostoso”, diz o corretor de imóveis Marco Tulio Santana.
É o rio que abastece os restaurantes locais e o tucunaré frito é o prato mais procurado nos restaurantes... leia mais em:  http://www.zedudu.com.br/?p=13827

fonte: Blog Zedudu

DIVISÃO DO PARÁ - Matéria veiculada no Diário do Pará




27 de agosto de 2011 09:02
As frentes contra divisão do Pará estão unificadas e devem seguir a mesma linha de atuação a partir de agora. A articulação entre políticos que compõem os grupos para construção de um discurso único contra Carajás e Tapajós ganhou força após sessão especial na Câmara Municipal de Belém na última quarta-feira e foi anunciada ontem pelos integrantes. A frente possui agora representantes no Senado e na Câmara Federal, Assembleia Legislativa, Câmaras Municipais, associações e movimentos populares.

De acordo com o deputado Celso Sabino (PR), a união das frentes se deu em função da necessidade de ampliar e qualificar o debate contra a divisão do Estado. “Criamos este grande grupo suprapartidário para definirmos como serão realizadas as mobilizações. Vamos nos separar apenas para atender às definições impostas pelo TSE. Alguns vão se registrar na frente contra Carajás e outros na frente contra Tapajós. Porém, com o mesmo discurso, linha de atuação e até os materiais publicitários terão os mesmos conteúdos, mudando apenas a região de atuação”, destacou o parlamentar.

O deputado contou que os registros serão protocolados no TRE no dia 2 de setembro, data limite para apresentação das frentes. “Vamos passar por um processo de debates entre os componentes para definirmos quem vai para onde, e ainda precisamos nos organizar e definir as estratégias”, completa. Segundo o parlamentar, na Câmara Municipal de Belém apenas dois vereadores não se posicionaram sobre a divisão do Estado e ainda não estão definidos na composição da frente.

Questionado sobre o discurso utilizado pelo movimento contra a divisão, de que a criação de outros dois estados atenderia somente a interesses políticos eleitoreiros, Sabino afirmou que a maioria dos estudos realizados sobre o assunto aponta para a inviabilidade da emancipação. “Não tem outra explicação para querer a divisão. O tom da nossa campanha será justamente este, o de conscientizar. Vamos mostrar para população paraense que o desenvolvimento não vem com redefinição territorial como muitos estão pregando por aí. Vamos potencializar as ações na Região Metropolitana de Belém e municípios que fariam parte do remanescente Pará, mas estamos planejando também mobilizações nas regiões que querem a divisão e mostrar que estamos lutando em defesa deles também”.

A única definição até o momento sobre a composição das duas frentes contra o desmembramento é a presidência. O movimento contra Carajás terá como presidente o deputado federal licenciado Zenaldo Coutinho (PSDB). Contra Tapajós, a frente será presidida por Celso Sabino. O primeiro encontro entre os integrantes do bloco será na próxima segunda-feira, na sede da Associação Comercial do Pará, às 16 horas.

SEPARATISTAS

No comando do grupo que pretende dividir o Pará, estão os deputados federais Giovanni Queiroz (PDT) e Lira Maia (DEM-PA), presidentes das frentes pró-Carajás e pró-Tapajós, respectivamente. O principal argumento dos separatistas se baseia no sentimento de abandono sentido pela população destas regiões em relação ao poder público.

Na defesa da criação dos estados, as frentes envolvidas possivelmente terão discursos e ações diferentes. De acordo com o deputado estadual Zé Maria (PT), que faz parte da coordenação da frente pró-Tapajós, ainda não houve indicação de unificação. “Temos particularidades e diferenças, por isso vamos trabalhar com estratégias diferentes na campanha. Mas, ainda assim, haverá apoio mútuo. Não vamos segregar”, afirmou.

PLEBISCITO

O calendário instituído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece a realização do plebiscito para o dia 11 de dezembro, com a abertura das seções eleitorais às 8h e encerramento da votação às 17h. Quem pretende participar do plebiscito, mas ainda não pediu o título de eleitor ou precisa emitir 2ª via, transferir o domicilio eleitoral ou regularizar pendências deve tomar essas providências até o dia 11 de setembro, três meses antes do plebiscito.

Para atender às demandas, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pa) vai intensificar as ações do projeto TRE Itinerante.

(Diário do Pará)

Você é contra ou a favor da divisão do Pará em três Estados?


UOL Notícias lança Enquete sobre a divisão do Pará.

Vamos votar:



Até o momento de:  17:15hs do dia 24/08  o resultado está assim:


(51,27%)

(47,74%)

(0,99%)
TOTAL DE VOTOS: 8180
Atenção: O resultado desta pesquisa não tem valor de amostragem científica.

PEÇA VIA OFERTA


C omo você pede aquilo que você deseja? Receber aquilo que você pede é uma questão de pedir de uma maneira eficiente. Suplicar não é uma maneira eficiente de pedir. Suplicar faz com que você se coloque à mercê da outra pessoa. Demandar também não é uma maneira eficiente de pedir.

A maneira ideal de pedir é oferecer. Quando você oferece, você se coloca numa posição ideal. Você se coloca numa posição onde dificilmente as coisas serão negadas a você. Pense nisso. Se alguém estivesse constantemente lhe pedindo alguma coisa, ou constantemente apresentando demandas, como você reagiria? Porém, se alguém oferecesse algo a você em retorno, pense na diferença que isso faria.

Quando Deus lhe criou Ele lhe fez uma criatura singular e portanto, com algo a contribuir com este mundo. Você pode contribuir e muito através do seu tempo, sua experiência, seu conhecimento, sua atenção, sua compreensão. Não existe razão para pedir simplesmente por pedir. Raramente existem razões para demandar. Porém, você pode de maneira positiva eficiente adquirir muita coisa ao fazer uma oferta difícil de resistir.
Para Meditação:
Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Salmos 139:13-14

Saiba como reclamar da péssima energia em Canaa

Entre no site da ANEEL e registre sua reclamaçao sobre a péssima energia que temos em Canaã dos Carajás.

A união faz a força. Contamos com você.

Acesse o site:

http://www.aneel.gov.br/




Rio Maria: Candidatas a Rainha Exposul de 2011

terça-feira, 16 de agosto de 2011

- Rio Maria: O QUE NOSSA REGIÃO TEM DE BONITO A GENTE MOSTRA

fonte: http://carajasesportivo.blogspot.com/2011/08/rio-maria-candidatas-rainha-exposul-de.html

Kamylla de Sousa



Letícia Alves Tinte



Wanessa Guymarães



Regynna Oliveira


Myllenna Modesta.



Surama dos Reis



Raquell Fonseka



Fernanda Moraes.

Karynna Gomes.



Certidões de antecedentes criminais no Estado do Pará também passam a ser emitidas via internet

Nova facilidade aos usuários evita a presença nos Fóruns Cívil e Criminal e permite a obtenção do documento onde quer que estejam e disponham de computador

 (28.01.2011 – 14h33) A partir dessa segunda-feira, 31, o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) passa a oferecer o serviço de emissão de certidões também de antecedentes criminais via internet, superando, assim, uma dificuldade operacional que vinha resultando em filas diárias e aumento da estrutura física e de equipamentos para atendimento no espaço a isso reservado no prédio do Fórum Cívil. O documento relativo ao civil já vinha sendo acessada virtualmente.  


Com o nova facilidade tecnológica, os usuários poderão emitir a certidão de qualquer lugar e hora, economizando tempo e gastos com deslocamento. Com a certidão online, as filas para obter o documento devem reduzir em até 70%, pois de restringirão somente a quem não dispuser da internet, situação em que terá de ir pessoalmente ao Fórum para solicitá-la, conforme esclarece o secretário de Informática do TJPA, Fábio Cezar Salame da Silva.

A emissão poderá ser feita pelo próprio site do Tribunal (www.tjpa.jus.br), no banner “Certidão” ou aqui -> http://apps.tjpa.jus.br/certidao. O sistema, criado pela Secretaria de Informática do TJPA, permite ao usuário emitir a certidão, informando seu nome completo, um número de identificação civil (RG ou CPF) e a filiação. Apenas no caso de homônimos sem o registro de identificação civil, a emissão deverá ser feita pelo Fórum Criminal da cidade do cidadão. O próprio sistema, que cobre todas as comarcas do Estado do Pará (tanto para aquelas que operam no Libra quanto no SAP XXI), informará ao usuário sobre essa necessidade.

A demanda pelas certidões chega, em média, a 300 por dia, necessárias para habilitação a concursos e outras finalidades em que passaram a ser exigidas. Antes da operação desse novo sistema, pelo TJPA, o usuário esperava 48 horas para receber o documento. Com a emissão online, o documento será fornecido na hora, no domicílio do usuário ou, conforme o caso, diretamente no Fórum Criminal, a exemplo do que já é feito no Fórum Civil.

Com mais essa ação, o desembargador Rômulo Ferreira Nunes encerra sua gestão do biênio 2009/2010, marcada pela expansão do Projudi (Justiça Sem Papel) para todos os juizados cíveis administrados pelo TJPA e pela implementação do Libra (Sistema de Gestão de Processos Judiciais) na capital e em várias comarcas do interior. As ações cumprem meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estabelece a unificação das tabelas processuais. (Texto: Vanessa Vieira)


15 de agosto: adesão do Pará à independência do Brasil

Você sabe porque 15 de agosto é feriado no Estado do Pará?
“Há exatos 175 anos, em 15 de agosto de 1823, foi assinada a Adesão do Pará à independência do Brasil. Um fato que determinou a história recente do Estado. A adesão aconteceu quase um ano depois do famoso grito às margens do Ipiranga.
Isso porque, naquela época, o país era dividido em duas Capitanias: A província do Grão Pará e Maranhão e a Província do Brasil. Os dois territórios faziam parte da colônia Portuguesa, mas quase não havia comunicação entre eles. O Pará se reportava diretamente a Portugal e pouco contato tinha com o resto do país.
Por ordem do Imperador Dom Pedro I, a esquadra comandada pelo almirante John Pascoe Grenfell desembarcou em vários estados forçando os que ainda não haviam aderido à Independência, a aceitar a separação definitiva entre Brasil e Portugal. Mas a missão deveria ir apenas até a Bahia. Não havia ordens para chegar ao extremo norte. Mesmo assim, eles desembarcaram no Porto de Salinas no dia 11 de agosto de 1823, conta o historiador João Lúcio Mazzini.
Golpe – Um blefe de Grenfell convenceu os responsáveis pelo Estado a aceitar a adesão. O Almirante trazia uma carta que seria de Dom Pedro I. O documento comunicava que os governantes do Pará deveriam se unir ao Brasil, caso contrário teriam os territórios invadidos. A esquadra imperial estaria esperando em Salinas, pronta para bloquear o acesso ao porto da capital e assim sufocar a economia, baseada nas exportações.
No mesmo dia 11, foi convocada uma assembléia no Palácio Lauro Sodré, sede administrativa na época. Acreditando na história e temendo um ataque, os governantes preferiram aderir à Independência, sob a condição de que os postos e cargos públicos fossem mantidos. A adesão foi assinada quatro dias depois, data escolhida para o feriado. A ata com as assinaturas faz parte do acervo do Arquivo Público do Estado do Pará.
Foi uma revolução que não mudou absolutamente nada. Deixamos de pertencer ao império português e passamos a pertencer ao império brasileiro, mas para as pessoas comuns; negras, índias e pobres, não houve mudança, explica o historiador. Foi realmente um golpe. Era uma esquadra formada por 100 homens sob o comando de Grenfell, que tinha apenas 23 anos. A população de Belém era de pelo menos 15 mil pessoas. Não havia possibilidade de confronto.
Revoltas – A manutenção do poder com a adesão resultaria, três meses depois, na Revolta do Brigue Palhaço, quando 256 pessoas foram confinadas no porão do navio São José Diligente e morreram asfixiadas, sufocadas ou fuziladas. A repressão contra os movimentos populares naquele momento que também culminou na Revolta da Cabanagem, em 1835, explica Mazzina. Se não fosse por esta união entre o Pará e o Brasil, nossa situação hoje poderia ser diferente. Poderíamos ter evoluído para um Reino Unido a Portugal ou ao Brasil ou mesmo para um país independente”.
Texto – Glauce Monteiro
Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

“Precisamos construir outra Carajás”, afirma Vale

Presidente da mineradora, Murilo Ferreira, afirma que empresa perdeu mercado no Brasil e promete recuperar posição

Murilo Ferreira:
"Há potencial para crescimento em 2011 e ampliação da exposição ao ciclo de preços elevados de minérios e metais"
Operar a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, Carajás, em Parauapebas (PA), não garante mais à Vale a primazia no mercado brasileiro do minério. A entrada de novas mineradoras no país fez a companhia perde posição no fornecimento interno do produto.
"Temos perdido market share no país", disse em teleconferência o presidente da companhia, Murilo Ferreira.
Segundo o executivo, a mineradora deve "recuperar isso" com o acréscimo de 2 milhões de toneladas à produção da mina, que no segundo trimestre atingiu 26 milhões de toneladas – alta de 14,9% sobre o primeiro intervalo trimestral do ano. "É importante recuperar o market share perdido no Brasil, afirma Ferreira.
Apesar do crescimento no volume produzido em Carajás, chuvas na mina na região fez a empresa desacelerar a descarga de trens no terminal marítimo de Ponta da Madeira (MA) em função da umidade mais elevada do minério.
"Uma vez que os problemas sofridos no segundo trimestre foram superados, há potencial para crescimento em 2011 e ampliação da exposição ao ciclo de preços elevados de minérios e metais", indica a empresa em seu balanço financeiro.
Projeto Serra Sul A Vale desenvolve o projeto Serra Sul (S11D), projetada para a parte sul da Serra de Carajás, no sudeste do Pará. A expansão deve acrescentar 90 milhões de toneladas à produção da mineradora em 2015. O aporte previsto é de US$ 6,776 bilhões, incluindo apenas o capital para viabilizar a exploração da mina.
A empresa estuda o capital necessário para ampliar o Porto da Ponta da Madeira, em São Luís (MA), e a construção de um ramal ferroviário entre Parauapebas e Canaã de Carajás, onde a S11D está, sendo implantada. Os canais logísticos serão usado para escoar a produção de Serra Sul.
Fonte: Brasil Econômico